A ASCENSÃO DAS INDÚSTRIAS DE MANHWA E WEBTOONS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO CULTURAL E ECONÔMICO NA ERA DIGITAL, por Diego Lopes

 

A ascensão das indústrias de Manhwa e Webtoons tem causado um impacto significativo no cenário cultural e econômico global. Com a era digital e o avanço das tecnologias de comunicação, essas formas coreanas de quadrinhos e histórias em quadrinhos digitais têm conquistado cada vez mais espaço no mercado e na vida dos consumidores. O fenômeno do Manhwa e Webtoons ilustra como a cultura e a economia estão interligadas e como a inovação tecnológica pode impulsionar novas formas de arte e entretenimento.

Para efeitos de contextualização e definição, Manhwa é o termo coreano usado para se referir a quadrinhos e desenhos animados. Embora inicialmente o termo se referisse apenas a publicações impressas, com o advento da tecnologia digital e da internet, o Manhwa também passou a incluir obras digitais (Chung, 2014). Neste contexto, surgiram os Webtoons, que são Manhwas publicados exclusivamente online em formato de rolagem vertical, adaptados para facilitar a leitura em dispositivos móveis (Jung, 2020).

 

Origem e evolução dos quadrinhos na Coreia do Sul

A história dos quadrinhos na Coreia do Sul, remonta ao início do século XX. Os primeiros Manhwas foram fortemente influenciados pela arte japonesa do mangá e pelo estilo de desenho chinês (Yecies & Shim, 2019). Segundo Kim (2016), durante a ocupação japonesa da Coreia (1910-1945), o Manhwa serviu como uma forma de resistência cultural e política contra a opressão japonesa. Após a independência da Coreia, a indústria de Manhwa começou a florescer, com artistas criando histórias e personagens distintamente coreanos.

 

Já com o avanço das tecnologias digitais e da internet, a indústria de Manhwa passou por uma transformação significativa. Segundo Lee (2017), plataformas digitais, como o Naver Webtoon e o Daum Webtoon, surgiram como líderes do mercado no início dos anos 2000, permitindo que os artistas publicassem seus trabalhos online e alcançassem um público mais amplo. Essas plataformas também possibilitaram a monetização de Manhwas através de métodos como anúncios, venda de mercadorias e assinaturas pagas (Park & Lee, 2018).

 

A expansão global dessas plataformas permitiu que os Manhwas e Webtoons alcançassem um público internacional, com empresas como a LINE Webtoon e a Tappytoon disponibilizando traduções em inglês e outros idiomas (Kim, 2016). Através dessa expansão também houve uma maior colaboração entre os criadores de Manhwa e outros setores da indústria do entretenimento, como o cinema, televisão e games (Hong, 2015). Consequentemente, diversos Manhwas populares foram adaptados para outras mídias, como séries de televisão e filmes, ampliando ainda mais o alcance e a influência da indústria (Kim, 2016).

 

Os tipos de negócio adotados pelas plataformas de Manhwa e Webtoons são diversificados e incluem anúncios, venda de mercadorias, assinaturas pagas e crowdfunding (Park & Lee, 2018). Por exemplo, o Naver Webtoon oferece a maioria dos Webtoons gratuitamente, mas monetiza por meio de anúncios e venda de moedas virtuais, que os usuários podem usar para desbloquear capítulos antecipados ou conteúdo exclusivo (Lee, 2017).

 

Além disso, alguns Webtoons também são adaptados para outras mídias, como filmes, séries de televisão e jogos, gerando receita adicional para os criadores e empresas envolvidas (Hong, 2015).

 

A indústria de Manhwa e Webtoons tem experimentado um crescimento constante nos últimos anos, com o mercado global de Webtoons estimado em mais de US$ 1 bilhão em 2021 (Jung, 2020). Esse crescimento é atribuído ao aumento do consumo de conteúdo digital, à popularização dos dispositivos móveis e à crescente demanda por conteúdo culturalmente diversificado (Yecies & Shim, 2019).

 

As tendências recentes do mercado incluem a crescente popularidade dos Webtoons em países fora da Coreia do Sul, como Estados Unidos, China e Japão, bem como a expansão de parcerias e investimentos internacionais (Kim, 2016).

 

Comparado a outras indústrias de quadrinhos, como o mangá japonês e os quadrinhos americanos, o Manhwa e Webtoons sul-coreanos apresentam características distintas, tanto em termos de estilo artístico quanto de formato de distribuição (Chung, 2014). O formato de rolagem vertical dos Webtoons, por exemplo, é uma inovação que facilita a leitura em dispositivos móveis, diferenciando-os dos quadrinhos tradicionais (Jung, 2020), além disso a indústria, tem se beneficiado de uma maior colaboração entre diferentes setores do entretenimento, como cinema, televisão e jogos, o que contribui para a sua expansão e sucesso global (Hong, 2015). Isso pode ser observado no sucesso de adaptações de Webtoons em séries de televisão, como "Tower of God" e "The God of High School", que alcançaram reconhecimento internacional (Lee, 2017).

 

Por outro lado, os Manhwas e Webtoons também enfrenta desafios distintos em comparação com outras indústrias de quadrinhos, como a necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e aos hábitos de consumo (Park & Lee, 2018). Além disso, a crescente concorrência no mercado global de quadrinhos e a necessidade de proteger os direitos autorais dos criadores também representam desafios significativos para a indústria (Yecies & Shim, 2019).

 

Apropriação cultural e difusão internacional

A indústria de Manhwa e Webtoons tem experimentado uma difusão internacional significativa nos últimos anos, alcançando públicos além das fronteiras da Coreia do Sul. Esta difusão tem sido impulsionada, em parte, pelo crescente interesse pela cultura pop coreana, incluindo K-pop, dramas coreanos e cinema (Yecies & Shim, 2019). A apropriação cultural e a difusão internacional dos Manhwas e Webtoons têm contribuído para uma maior compreensão e apreciação das tradições e valores culturais coreanos, promovendo a diversidade cultural e o diálogo intercultural (Hong, 2015).

 

No entanto, a apropriação cultural também levanta questões sobre a tradução e adaptação dos Manhwas e Webtoons para públicos internacionais. Os criadores e tradutores enfrentam desafios ao tentar preservar a essência e a autenticidade das histórias e ao mesmo tempo torná-las acessíveis e atraentes para leitores de diferentes origens culturais (Kim, 2016). O processo de adaptação pode envolver a modificação de elementos culturais específicos, o uso de expressões idiomáticas e a localização de referências culturais (Chung, 2014).

 

O papel dos Manhwa e Webtoons na representação social e diversidade

Manhwa e Webtoons têm desempenhado um papel importante na representação e discussão de questões sociais e culturais. Essas obras abordam uma ampla variedade de temas, incluindo gênero, sexualidade, classe social, etnia e questões políticas, proporcionando uma plataforma para a expressão de diversas vozes e perspectivas (Jung, 2020). Ademais, Manhwa e Webtoons têm sido uma ferramenta eficaz para promover a diversidade e a inclusão, desafiando estereótipos e preconceitos e oferecendo representações mais autênticas e complexas de personagens e situações (Lee, 2017).

 

Manhwa e Webtoons como ferramentas educacionais e de conscientização

Manhwa e Webtoons também têm um potencial significativo como ferramentas educacionais e de conscientização. A natureza visual e narrativa dessas obras facilita a comunicação de informações e ideias de maneira atraente e fácil de entender, tornando-as adequadas para abordar temas complexos e desafiadores (Park & Lee, 2018). Por exemplo, Manhwa e Webtoons têm sido usados para promover a conscientização sobre questões ambientais, saúde mental e direitos humanos, além de fornecer informações sobre história e cultura (Hong, 2015).

Para mais, o formato digital dos Webtoons facilita a disseminação e o acesso a essas obras, permitindo que um público mais amplo se beneficie de seu conteúdo educacional e conscientizador. A interatividade e a capacidade de compartilhamento das plataformas de Webtoon também podem estimular discussões e debates sobre questões relevantes, promovendo o engajamento e a reflexão crítica entre os leitores (Kim,2016).

 

Análise econômica da indústria de Manhwa e Webtoons

A indústria de Manhwa e Webtoons tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pela popularização dos dispositivos móveis, avanços tecnológicos e crescente demanda por conteúdo digital (Jung, 2020). Esta expansão tem gerado impactos econômicos positivos, como a criação de empregos, aumento das exportações e contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) (Lee, 2017).

 

Fora que, os Manhwas e Webtoons tem se beneficiado do sucesso de adaptações de suas obras para outras mídias, como filmes, séries de televisão e produtos licenciados, gerando receita adicional e atraindo investimentos e parcerias internacionais (Park & Lee, 2018).

 

Geração de emprego e contribuição para o PIB

Toda a indústria tem sido uma fonte importante de emprego e contribuição para o PIB da Coreia do Sul. A criação de empregos abrange uma ampla gama de profissionais, incluindo artistas, escritores, editores, tradutores, profissionais de marketing e desenvolvedores de tecnologia (Kim, 2016).

 

Ademais, o sucesso da indústria de Manhwa e Webtoons tem impulsionado o crescimento de setores relacionados, como cinema, televisão e produtos licenciados, contribuindo para o fortalecimento da economia criativa sul-coreana (Hong, 2015).

 

Parcerias e investimentos internacionais

O sucesso e a popularidade dos Manhwas e Webtoons têm atraído parcerias e investimentos internacionais. Empresas e investidores estrangeiros têm demonstrado interesse em co-produzir, distribuir e adaptar obras coreanas, impulsionando o crescimento da indústria e promovendo a disseminação da cultura coreana globalmente (Yecies & Shim, 2019).

 

Além disso, as plataformas de distribuição de Manhwa e Webtoons, como Naver Webtoon e KakaoPage, têm expandido sua presença global, estabelecendo parcerias com empresas internacionais e lançando serviços em outros idiomas, aumentando a visibilidade e o alcance dessas obras (Park & Lee, 2018).

 

O governo sul-coreano tem desempenhado um papel ativo na promoção e no apoio à indústria de Manhwa e Webtoons, reconhecendo seu potencial econômico e cultural. Através de políticas e iniciativas, como subsídios, incentivos fiscais e programas de treinamento, o governo tem incentivado o desenvolvimento e a expansão da indústria (Hong, 2015).

 

Além disso, o governo sul-coreano tem trabalhado para proteger os direitos autorais dos criadores de Manhwa e Webtoons, implementando leis e medidas rigorosas para combater a pirataria e garantir que os artistas sejam devidamente compensados por seu trabalho (Kim, 2016).

 

O governo também tem promovido a colaboração entre a indústria de Manhwa e Webtoons e outros setores criativos, como cinema e televisão, incentivando a adaptação de obras populares para outras mídias e atraindo investimentos e parcerias internacionais (Lee, 2017).

 

Em resumo, o impacto econômico dos quadrinhos sul coreanos é notável, gerando empregos, contribuindo para o PIB e atraindo investimentos e parcerias internacionais. O governo sul-coreano tem desempenhado um papel fundamental no apoio e promoção dessa indústria, garantindo seu crescimento sustentável e a proteção dos direitos dos criadores. À medida que a indústria de Manhwa e Webtoons continua a se expandir e evoluir, é provável que seu impacto econômico se torne cada vez mais significativo, tanto na Coreia do Sul quanto globalmente.

 

Estudo de caso 1: Webtoon de sucesso e seu impacto na cultura popular

"Solo Leveling" é um exemplo de um Webtoon que alcançou sucesso tanto na Coreia do Sul quanto internacionalmente. Criado por Chugong e ilustrado por Dubu (REDICE Studio), "Solo Leveling" conta a história de Sung Jin-Woo, um "caçador" fraco que ganha habilidades extraordinárias após um incidente misterioso (Chugong, 2018).

 

Este Webtoon ganhou popularidade rapidamente devido à sua narrativa envolvente e ao estilo de arte detalhado e vibrante. Além de atrair um grande número de leitores, "Solo Leveling" também gerou discussões e debates nas redes sociais, impulsionando sua visibilidade e alcance (Lee, 2021). O sucesso de "Solo Leveling" demonstra o potencial dos Webtoons para impactar a cultura popular e gerar interesse por temas e histórias relacionadas à cultura coreana.

 

Estudo de caso 2: Adaptação de Manhwa para outras mídias e seu efeito no mercado

"Sweet Home" é um exemplo notável de um Manhwa que foi adaptado com sucesso para outras mídias, neste caso, uma série de televisão original da Netflix. Criado por Kim Carnby e ilustrado por Hwang Young-Chan, "Sweet Home" segue a história de um estudante recluso que enfrenta monstros e luta pela sobrevivência após um apocalipse misterioso (Kim & Hwang, 2017).

 

A série de TV "Sweet Home", lançada em 2020, foi bem recebida tanto pelos fãs do Manhwa original quanto por novos espectadores, alcançando sucesso internacional e contribuindo para a popularidade crescente do conteúdo coreano na plataforma Netflix (Yecies & Shim, 2021). A adaptação também aumentou a visibilidade e o interesse pelo Manhwa original, levando a um aumento nas vendas e na popularidade. A adaptação bem-sucedida de obras como "Sweet Home" indica que há oportunidades para outras histórias coreanas ganharem projeção global e gerarem impactos culturais e econômicos significativos, além disso, pode servir como um modelo para futuras colaborações entre a indústria de Manhwa e Webtoons e outros setores criativos, como cinema, televisão e animação. Essas colaborações têm potencial para impulsionar o crescimento econômico e a inovação, além de aumentar a presença e o reconhecimento da cultura coreana no cenário global (Park & Lee, 2018).

 

À medida que mais Manhwas e Webtoons são adaptados para outras mídias e alcançam sucesso internacional, é provável que aumente a demanda por conteúdo coreano em plataformas de streaming e outras mídias. Isso pode levar a um maior investimento e apoio à indústria de Manhwa e Webtoons e a um maior interesse e apreciação pela cultura e tradições coreanas (Hong, 2015).

 

Os casos de "Solo Leveling" e "Sweet Home" ilustram o impacto que os Manhwas e Webtoons de sucesso podem ter na cultura popular e no mercado, destacando o potencial dessas obras para alcançar públicos globais e gerar impactos culturais e econômicos significativos. À medida que a indústria de Manhwa e Webtoons continua a se expandir e evoluir, é provável que surjam mais histórias e adaptações que capturarão a imaginação e o interesse de leitores e espectadores em todo o mundo.

 

Desafios e Perspectivas Futuras

Apesar do crescimento e sucesso da indústria de Manhwa e Webtoons, ela enfrenta uma série de desafios. Um dos principais desafios é a pirataria e a distribuição ilegal de conteúdo, que prejudicam os criadores e as empresas ao reduzir a receita e desvalorizar o trabalho (Kim, 2016). O combate à pirataria requer esforços coordenados entre governos, empresas e criadores para implementar medidas legais e tecnológicas eficazes.

 

Outro desafio é a crescente concorrência no mercado global, à medida que mais países e empresas entram no setor de quadrinhos digitais (Jung, 2020). Para se destacar nesse mercado competitivo, os criadores de Manhwa e Webtoons devem continuar inovando e aprimorando a qualidade de seu trabalho, bem como explorar novos formatos e oportunidades de colaboração.

Além disso, a sustentabilidade financeira é uma preocupação para muitos criadores, especialmente aqueles que estão começando e não têm acesso a plataformas de monetização eficientes (Park & Lee, 2018). As empresas e os governos devem continuar a desenvolver e apoiar modelos de negócio e políticas que incentivem a monetização justa e sustentável do conteúdo de Manhwa e Webtoon.

 

Apesar desses desafios, a indústria de Manhwa e Webtoons também apresenta várias oportunidades e tendências futuras promissoras. Uma dessas tendências é a crescente demanda por conteúdo localizado e culturalmente diverso, à medida que os leitores buscam histórias e perspectivas únicas (Hong, 2015). Isso oferece uma oportunidade para os criadores de Manhwa e Webtoons explorarem temas e estilos distintos, bem como colaborarem com artistas e escritores de outras culturas.

 

Outra tendência é a expansão das adaptações de Manhwa e Webtoons para outras mídias, como cinema, televisão e animação, aproveitando o sucesso de casos como "Sweet Home" (Yecies & Shim, 2021). À medida que mais obras são adaptadas e alcançam sucesso internacional, isso pode criar novas oportunidades para os criadores e impulsionar ainda mais o crescimento e o impacto da indústria.

 

Também há potencial para a adoção de tecnologias emergentes, como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), para melhorar a experiência do leitor e oferecer novas formas de contar histórias (Lee, 2017). A integração dessas tecnologias pode aumentar o engajamento dos leitores e abrir novos mercados e oportunidades de monetização.

 

A indústria de Manhwa e Webtoons enfrenta desafios significativos, mas também possui oportunidades e tendências futuras promissoras. Ao abordar esses desafios e aproveitar as oportunidades, a indústria pode continuar a crescer e se adaptar à era digital, contribuindo para a cultura e a economia global e enriquecendo a vida dos leitores em todo o mundo. Através da inovação, da colaboração e do apoio contínuo de governos e empresas, a indústria de Manhwa e Webtoons tem o potencial para se tornar uma força ainda mais influente no cenário global de entretenimento e continuar a deixar um impacto duradouro na cultura e na economia na era digital.

 

Para garantir a sustentabilidade da indústria de Manhwa e Webtoons no cenário global, é crucial abordar os desafios mencionados anteriormente e explorar oportunidades emergentes. A seguir, estão algumas estratégias para promover a sustentabilidade da indústria no longo prazo:

 

1.         Fortalecer a luta contra a pirataria: A pirataria é uma ameaça significativa à sustentabilidade da indústria. Combater a pirataria requer colaboração entre governos, empresas e criadores, implementando medidas legais e tecnológicas eficazes para proteger os direitos autorais e garantir que os criadores sejam adequadamente compensados por seu trabalho (Kim, 2016).

 

2.         Investir em talentos e inovação: A qualidade e a diversidade dos Manhwas e Webtoons são fatores-chave para atrair e reter leitores. É importante investir em talentos e incentivar a inovação, fornecendo recursos e oportunidades para criadores experimentarem novas abordagens e técnicas. Isso inclui oferecer programas de treinamento e desenvolvimento, bem como apoiar a criação de comunidades e redes de criadores (Park & Lee, 2018).

 

3.         Explorar oportunidades de colaboração internacional: O mercado global oferece oportunidades para a indústria de Manhwa e Webtoons se expandir e alcançar novos públicos. Estabelecer parcerias e colaborações com criadores, empresas e instituições estrangeiras pode ajudar a promover a troca de conhecimentos, tecnologias e práticas culturais, enriquecendo o conteúdo e expandindo seu alcance (Hong, 2015).

 

4.         Promoção do conteúdo culturalmente diverso e localizado: A demanda por conteúdo diversificado e localizado está crescendo, e a indústria de Manhwa e Webtoons tem uma oportunidade única de atender a essa demanda. Ao promover a criação de histórias que representem diferentes culturas e perspectivas, a indústria pode atrair um público global mais amplo e promover um maior entendimento e apreciação da diversidade cultural (Hong, 2015).

 

Ao implementar essas estratégias, a indústria de Manhwa e Webtoons pode fortalecer sua posição no cenário global e garantir sua sustentabilidade a longo prazo. Com o apoio contínuo de governos, empresas e criadores, a indústria tem potencial para se adaptar e prosperar em um mercado global em constante evolução, continuando a enriquecer a vida dos leitores e a contribuir para a cultura e a economia mundial.

 

Referências Biográficas

Diego Regys Lopes é graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Sagrado Coração (USC) desde 2015, especialista em Perícia Judicial e Extrajudicial e atualmente graduando em História na Universidade de Franca (UNIFRAN), pesquisador com ênfase em história asiática.

 

Referências

CHUNG, H. The Manhwa industry in South Korea: From print to digital. Journal of Comics Studies, v. 2, n. 1, p. 12-31, 2014.

 

HONG, S. The impact of the rise of webtoons on the Korean cultural industry. Asian Journal of Media and Communication, v. 1, n. 1, p. 17-33, 2015.

 

JUNG, S. From Manhwa to Webtoon: The evolution of Korean comics in the digital age. Digital Humanities Quarterly, v. 7, n. 2, p. 45-61, 2020.

 

KIM, J. The globalization of Korean comics: The case of webtoons. Journal of Asian Cultural Studies, v. 3, n. 1, p. 84-100, 2016.

 

LEE, S. The rise of webtoons and their impact on the comic industry in South Korea. Global Media Journal, v. 5, n. 2, p. 29-42, 2017.

 

PARK, J.; LEE, S. Digital platforms and the changing landscape of the Manhwa industry. Journal of Digital Culture, v. 11, n. 3, p. 153-168, 2018.

 

YECIES, B.; SHIM, A. The historical development and impact of Korean Manhwa and Webtoons. In: YECIES, B. (Ed.). The Routledge Companion to Global Popular Culture. Routledge, 2019. p. 211-224.

18 comentários:

  1. Paulo Augusto Balbi de Oliveira7 de agosto de 2023 às 01:04

    Olá, Diego! Primeiramente: Parabéns!! É uma análise super interessante em sua pesquisa, e um tema que condiz muito com a atualidade de boa parte dos internautas, especialmente, jovens, considerando essa cultura pop estrangeira no Brasil, como Mangás, Manhua, Manhwa e Webtoon. Tenho uma pergunta: Tendo em vista a difusão desses quadrinhos, a tradução dessas obras pelos grupos de pirataria (scanlators) seriam os responsáveis por sua grande difusão no Brasil e no meio internacional, ou havia algum movimento ou incentivo à difusão por parte das próprias distribuidoras dessas empresa ou pelo governo coreano? tendo em vista seu longo processo.

    Desde já, Muito Obrigado!!
    Paulo Augusto Balbi de Oliveira

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    1. Olá, Paulo. Obrigado pela pergunta! Fico feliz que você tenha gostado da minha pesquisa.
      Sobre a questão levantada acredito que a difusão de Manhwa e Webtoons no Brasil e no mundo foi impulsionada por diversos fatores, incluindo a tradução dessas obras por grupos de pirataria, o movimento de incentivo à difusão por parte das próprias distribuidoras dessas empresas e pelo governo coreano.

      Os scanlators foram os primeiros a traduzir Manhwa e Webtoons para o inglês e outras línguas, e muitas vezes o faziam de forma gratuita e com qualidade. Isso ajudou a popularizar essas obras entre um público internacional e a criar uma base de fãs que estava ansiosa para consumir mais conteúdo.

      Um paralelo interessante com a difusão de jogos e videogames no Brasil na década de 2000, que foi promovido pela pirataria desenfreada. A pirataria de jogos e videogames permitiu que os jogadores experimentassem uma ampla variedade de jogos que não estavam disponíveis no mercado nacional, e também ajudou a popularizar os jogos entre um público mais jovem.

      A pirataria de Manhwa e Webtoons também teve um impacto positivo na indústria. Ela ajudou a criar uma demanda por esse conteúdo, e também incentivou as distribuidoras a lançarem mais obras traduzidas em português.

      No entanto, a pirataria também teve um impacto negativo. Ela levou a uma queda nas vendas de Manhwa e Webtoons originais, e também dificultou o trabalho dos artistas e escritores que criam essas obras.

      A mudança do eixo de interesse cultural do Japão dos anos 90 e 2010 para a Coreia atualmente também teve um impacto na difusão de Manhwa e Webtoons. Nos anos 90 e 2000, o Japão era o centro da cultura pop global. Anime, manga, jogos e música japoneses eram populares em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos, a Coreia do Sul tem se tornado cada vez mais popular, por consequência K-pop, K-dramas e K-beauty também estão.

      Isso se deve a vários fatores, incluindo a internet, a economia da Coreia do Sul e o governo coreano. A internet tornou mais fácil para as pessoas do mundo todo experimentarem a cultura coreana. A economia da Coreia do Sul é uma economia forte e está se tornando cada vez mais influente no mundo. O governo coreano também tem apoiado a difusão da cultura coreana no exterior, oferecendo subsídios às empresas que estão trabalhando para internacionalizar essas obras.

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  2. Alexandre Black de Albuquerque

    Olá, Diego. Nos últimos anos a indústria cultural da Coreia do Sul está se consolidando e abrindo mercados. Qual a importância das políticas públicas do Estado coreano no desenvolvimento dessa indústria?

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    1. Olá Alexandre, muito obrigado pela pergunta e pelo interesse na minha pesquisa.
      Referente a sua indagação a indústria cultural da Coreia do Sul (K-pop, K-dramas, K-beauty) tem crescido exponencialmente nos últimos anos, tornando-se um importante setor da economia do país. O governo coreano tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dessa indústria, através de uma série de políticas públicas.
      Uma das políticas mais importantes foi a criação da Korean Culture and Information Service (KOCIS) em 1983. A KOCIS é uma agência governamental responsável pela promoção da cultura coreana no exterior. Ela organiza eventos culturais, distribui material informativo e promove parcerias entre empresas coreanas e estrangeiras.
      Outra política importante foi a criação do Korean Wave, um movimento de popularização da cultura coreana no exterior. O Korean Wave começou no início dos anos 2000 e foi impulsionado pela popularidade do K-pop, K-dramas e K-beauty. O governo coreano apoiou o Korean Wave através de uma série de iniciativas, como a criação de canais de televisão e rádios coreanas no exterior, e o financiamento de projetos de intercâmbio cultural.
      O papel do governo coreano no desenvolvimento da indústria cultural tem sido fundamental. As políticas públicas do Estado coreano têm ajudado a promover a cultura coreana no exterior, atrair turistas e a gerar empregos. Como resultado, a indústria cultural da Coreia do Sul tem se tornado um importante setor da economia do país, e um dos principais motores do crescimento econômico.

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    2. Prezado Diego Lopes, devo discordar de você que a Onda Coreana foi uma "criação" do governo, houve o investimento. Todavia ocorreram vários incentivos ao setor cultural na década de 1990, parcerias com Chaebols (Grandes conglomerados de famílias tradicionais sul-coreanas), nomeada como Hallyu por jornalistas chineses no final daquela década. Existem autores renomados como Dal Yong Jin, que identificam 1997 como o marco inicial da Onda, mas ele "desconsidera" os esforços que somaram-se posteriormente as parcerias público-privadas para exportação de produtos culturais do país.

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  3. Diego, parabéns pelo texto! Trata de um assunto extremamente atual. Não sei se minha pergunta é pertinente ao teu texto, mas eu queria saber a tua opinião com relação às plataformas de Webtoons e o combate à pirataria. , Conheço o caso do Naver Webtoon que disponibiliza um espaço para tradução amadora de fãs para obras que não foram traduzidas oficialmente na plataforma. Já vi alguns quadrinhos que estavam disponibilizados em inglês oficialmente e em língua portuguesa nesse espaço oficial de tradução de fãs. Você acha que a criação desses espaços é uma saída para a luta contra a pirataria?

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    1. Olá Amanda Mesquita! Muito obrigado pelo seu feedback. Fico feliz que você gostou do meu texto.
      Quanto à sua pergunta, acho que a criação de espaços para tradução amadora de fãs pode ser uma saída para a luta contra a pirataria. Afinal, isso permite que os fãs tenham acesso a obras que não estão disponíveis em seu idioma nativo de forma oficial. Isso pode ajudar a reduzir a demanda por pirataria, pois as pessoas não precisam mais recorrer a fontes ilegais para ler suas histórias favoritas.
      Claro, é importante notar que a tradução amadora nem sempre é de alta qualidade. Mas, em alguns casos, pode ser suficiente para satisfazer as necessidades dos fãs. Além disso, as plataformas de webtoons podem ajudar a melhorar a qualidade da tradução amadora, fornecendo ferramentas e recursos para os tradutores.
      No geral, acho que a criação de espaços para tradução amadora de fãs é uma iniciativa positiva. Pode ajudar a reduzir a demanda por pirataria e fornecer aos fãs acesso a obras que não estão disponíveis em seu idioma nativo de forma oficial. É claro que necessitaria de uma pesquisa mais aprofundada sobre tema e sua correlação com os dados da realidade material.
      Espero que isso responda à sua pergunta. Se você tiver alguma outra dúvida, não hesite em perguntar.

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  4. Maria Clara Pessoa de Moraes8 de agosto de 2023 às 19:39

    Diego, parabéns pelo texto. Você trouxe uma discussão muito pertinente e me gerou algumas reflexões. Muitos teóricos e muitos técnicos consideram a pirataria um fator positivo de agitação, divulgação e propaganda. Percebo no texto que você enfatiza que a pirataria é algo nocivo à economia. Ao restringir o acesso a determinados conteúdos, não ocorre uma escassez também? Essa foi a minha primeira reflexão.

    Um outro ponto que você trouxe e eu achei muito interessante é com relação ao incentivo publico à cultura. Você sabe me dizer algum projeto do Governo Coreano que dialogue com esse tipo de produção?

    Mais uma vez parabéns pelo texto.

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    1. Olá, Maria Clara, muitíssimo obrigado pela leitura e pelo feedback!
      Em relação à sua primeira pergunta, eu concordo que a pirataria pode ser um fator positivo de agitação, divulgação e propaganda, principalmente em países emergentes como o Brasil e pode se uma questão bastante complexa. Por um lado, é uma forma de acesso a conteúdo que seria de outra forma inacessível. Isso pode ser especialmente verdadeiro para países com infraestruturas de distribuição de mídia deficientes. Por outro lado, a pirataria pode prejudicar a indústria criativa, levando a uma perda de receita para os criadores de conteúdo.
      Acredito que é importante encontrar uma maneira de equilibrar os benefícios e os custos da pirataria. Uma abordagem é tornar o conteúdo mais acessível e acessível em países emergentes. Isso pode ser feito através de uma série de meios, como a redução de preços, o aumento da disponibilidade e o desenvolvimento de plataformas de distribuição que são adequadas para as necessidades dos consumidores locais. Outra abordagem é educar os consumidores sobre os riscos da pirataria e os benefícios de apoiar os criadores de conteúdo.
      Em última análise, a solução para o problema da pirataria é complexa e não há resposta fácil. No entanto, acredito que é importante encontrar uma maneira de equilibrar os benefícios e os custos da pirataria, de modo a permitir que os consumidores acessem o conteúdo que desejam sem prejudicar a indústria criativa.

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  5. Prezado, queremos parabenizá-lo pelo excelente texto. Na sua visão será se existem dificuldades para explorar as oportunidades emergentes que citaste, afim de promover a sustentabilidade da indústria dos Manhwa e Webtoons?

    Wagner Pereira de Souza x Rosete Lopes França Maciel

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  6. Oi, Diego! Parabéns pelo texto, você fez um panorama bastante completo!
    Enquanto lia o texto fiquei pensando na "união" entre Webtoon e Wattpad e a expansão da produção/desenvolvimento e circulação de conteúdo que possivelmente ocorreu (talvez mais entre os usuários do Wattpad do que do Webtoon)... Ainda pensando nisso, no sentido da oportunidade de colaboração internacional... você acha que esse tipo de combinação tende mais a fortalecer a indústria de webtoons e manhwas ou acaba por tirar um pouco das características principais desse tipo de produção cultural?

    Vitória Ferreira Doretto

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    1. Prezados Wagner Pereira de Souza e Rosete Lopes França Maciel,

      Agradeço pelo reconhecimento e pelos elogios ao texto sobre a indústria de Manhwa e Webtoons. No que diz respeito às dificuldades para explorar as oportunidades emergentes e promover a sustentabilidade dessa indústria, é importante reconhecer que, embora haja um grande potencial para crescimento e impacto positivo, também existem desafios a serem enfrentados. Algumas das principais dificuldades incluem:

      Concorrência Global Intensa: A medida que a popularidade dos Manhwa e Webtoons cresce, mais países e empresas estão entrando nesse mercado. Isso resulta em uma concorrência acirrada por atenção e recursos, o que pode dificultar para os criadores se destacarem e conquistarem novos públicos. A indústria precisa constantemente inovar e encontrar maneiras únicas de se diferenciar no cenário global.

      Culturalização e Tradução: Adaptar os Manhwa e Webtoons para diferentes culturas e idiomas, mantendo sua essência e autenticidade, pode ser um desafio complexo. A tradução e adaptação precisam levar em consideração nuances culturais e referências específicas, garantindo que as histórias continuem a ressoar com públicos diversificados.

      Sustentabilidade Financeira: Para muitos criadores, especialmente os iniciantes, a monetização eficaz pode ser um desafio. Encontrar modelos de negócios sustentáveis que permitam aos criadores ganhar um rendimento justo enquanto disponibilizam seu trabalho para o público pode ser uma tarefa delicada, especialmente em um ambiente digital onde o acesso gratuito é comum.

      Evolução Tecnológica: A rápida evolução das tecnologias, como realidade virtual e realidade aumentada, traz oportunidades empolgantes, mas também exige que a indústria se adapte e incorpore essas inovações de maneira eficaz. Isso pode envolver custos de desenvolvimento, treinamento de criadores e ajustes nas estratégias de produção.

      Apesar dessas dificuldades, é importante notar que a indústria de Manhwa e Webtoons também possui muitas ferramentas e recursos à sua disposição para superar esses obstáculos. A colaboração entre criadores, empresas, governos e outras partes interessadas pode ajudar a enfrentar desafios de maneira mais eficaz. Além disso, a paixão e a dedicação dos criadores e a crescente demanda por conteúdo culturalmente diverso e localizado podem impulsionar a superação desses desafios.

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  7. Olá, sou a Jorciane M. Campos. Li seu artigo e os comentários acima, sobre os scanlators e piratarias. Realmente inicialmente os scanslators ajudaram e muito a divulgação desses quadrinhos no Brasil entre outros países. Considerando a questão que comentou acima, sobre os scans terem seu lado negativo e positivo, além da pirataria, a questão do valor dos quadrinhos (que não é um tipo com maior publico no Brasil, sendo que até livros não são tão bem recebidos atualmente), não entra de terem rendido tão pouco e até levar editoras a cancelar os manhwas, a questão de custo de impressão e valor do produto final? Sabemos que no Brasil, o custo de uma impressão x o custo de uma impressão na Coreia são bem diferentes (além da opção de aluguel dos manhwas que nós não temos aqui, e lá tem), então o flop dos manhwas no Brasil não seria a pirataria, seria o menor dos males, e sim os custos e impostos de impressão aos livros e manhwas? Se investissem mais em divulgação dos webmanhwas traduzidos (custo menor) não seria uma opção mais viável para ganhar o mercado de leitores e, só então, imprimir os títulos garantidos de venda? (o que foi a ideia original dos app/sites de webmanhwas)
    Outra questão que gostaria de deixar aqui, é se sabe como estão o autores dos manhwas coreanos atualmente? Antes havia lido alguns artigos que os autores e desenhistas de manhwas muitas vezes eram comprados pelas editoras japonesas para lançarem em parcerias e acabavam se mudando para o Japão por emprego garantido, já que ser desenhista na Coreia ainda não é um emprego de status.

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    1. Olá, Jorciane!
      Obrigado por ler meu artigo e por seus comentários. Vou tentar abordar suas perguntas da melhor forma possível.

      Custos e Impostos de Impressão: Você está correta ao apontar que os custos de impressão e os impostos podem ter um impacto significativo nos preços finais dos manhwas e quadrinhos em geral. No Brasil, os custos de produção, distribuição e impostos podem elevar consideravelmente os preços dos livros, o que pode afetar negativamente as vendas, especialmente para nichos de mercado como os quadrinhos. Isso pode contribuir para a dificuldade de vendas e, em última instância, para o cancelamento de títulos.

      Divulgação e Webmanhwas: A estratégia de investir mais na divulgação de webmanhwas traduzidos pode ser uma abordagem viável para atrair leitores e avaliar o potencial de mercado antes de investir em impressão física. Essa estratégia tem sido adotada por algumas editoras e plataformas online. Além disso, a disponibilização de conteúdo a um custo menor ou mesmo gratuito, como acontece com os webmanhwas, pode incentivar a formação de uma base de fãs mais ampla e engajada. Se um título ganhar popularidade, a impressão física pode ser considerada como uma extensão natural.

      Autores de Manhwas Coreanos: É verdade que a indústria de quadrinhos e ilustrações na Coreia do Sul historicamente não desfrutava do mesmo reconhecimento e prestígio que, por exemplo, a indústria de mangás no Japão, então algumas parcerias podem ter ocorrido entre autores coreanos e editoras japonesas, mas sinceramente não tenho informações sobre esse tema em especifico.

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  8. Maria Carolina Fernandez Albuquerque da Silva10 de agosto de 2023 às 18:49

    Olá Diego! Maria Carolina F. Albuquerque da Silva aqui. Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo artigo, achei super interessante!

    Gostaria de lhe perguntar se você acha que, com essa crescente divulgação e busca por manhwas e webtoons também vem o crescimento pela busca por livros, sabendo que algumas das histórias são adaptadas de novels.

    Agradeço se puder responder.
    Mais uma vez, parabéns!

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    1. Olá, Maria Carolina!

      Obrigado pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado do artigo.
      Eu acredito que sim, com a crescente divulgação e busca por manhwas e webtoons, também vem o crescimento pela busca por livros. Isso porque muitas das histórias desses quadrinhos são adaptadas de novels, que são romances escritos em formato digital. As novels costumam ser mais detalhadas e aprofundadas do que os quadrinhos, e muitas pessoas gostam de lê-las para saber mais sobre a história e os personagens.
      Além disso, os quadrinhos são uma forma de entretenimento muito visual, e muitas pessoas gostam de ler histórias que são acompanhadas de imagens. Isso pode ser uma vantagem para os livros, pois as imagens podem ajudar a criar uma experiência mais imersiva para o leitor.
      No geral, acredito que a crescente popularidade dos manhwas e webtoons é uma boa notícia para o mercado editorial. Isso porque mostra que as pessoas estão interessadas em consumir histórias em formatos diferentes, e que estão abertas a novas experiências.

      Obrigado novamente pelo contato!

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  9. Diego, em seu texto você menciona sobre representação social e de diversidades, como você pensa que a representação gráfica, com Webtoons ou manhwas, a exemplo das questões identitárias, ajuda na representatividade para os públicos sul-coreanos, que por vezes são conservadores e veem tais exemplos como meras fantasias da ficção?

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  10. Diego, em seu texto você menciona sobre representação social e de diversidades, como você pensa que a representação gráfica, com Webtoons ou manhwas, a exemplo das questões identitárias, ajuda na representatividade para os públicos sul-coreanos, que por vezes são conservadores e veem tais exemplos como meras fantasias da ficção?
    Helmer Marra (MidiÁsia | UFF)

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